EN
  • 01 mar 2024

    Euromonitor Internacional

    Voluntariado

    Em março de 2024, realizamos uma parceria junto à equipe da Euromonitor Internacional. Com a colaboração de 31 voluntários da empresa, conseguimos realizar o preparo de 147 refeições vegetarianas, que foram distribuídas para a comunidade Nova Doroteia, localizada na zona Sul de São Paulo.

    Além da ação de cozinha, os voluntários também tiveram a oportunidade de participar de outra dinâmica, onde propusemos reflexões sobre o processo que os alimentos passam até chegar em nossos pratos. Para isso, foram divididos em 2 grupos de 6 pessoas, e puderam transcrever seus conhecimentos e ideias para cartolinas, para que depois, apresentassem para o outro grupo.

    Começamos nossas atividades pela manhã na Euromonitor International, onde pegamos o ônibus e nos transportamos até o CEU Alvarenga, onde as dinâmicas foram realizadas. Os voluntários foram recepcionados com um café da manhã, e antes de iniciarmos as dinâmicas, conversamos um pouco sobre nossas missões e valores.

    Depois de finalizar as dinâmicas, e com todas as marmitas prontas, tivemos um tempo para almoçar, e em seguida fomos para a comunidade realizar a distribuição dos alimentos. Antes de encerrar o dia, contamos com a ajuda da líder local, Amanda, que além de auxiliar na preparação e distribuição das marmitas, contou um pouco sobre a realidade vulnerável das famílias que vivem na comunidade Nova Doroteia.

    Assista ao vídeo case


  • 22 Maio 2023

    Grupo Boticário – Time de Venda Direta

    Em maio de 2023, realizamos, em parceria com o time de venda direta do Boticário, uma grande ação de preparo de refeições para moradores da comunidade 29 de Março, que já é parceira do Good e beneficiária do programa Logística do Bem. Dessa vez, 50 colaboradores do Boticário se voluntariaram para prepararem 370 refeições.

    Além do preparo das refeições, também propusemos reflexões acerca do team building, usando da dinâmica da cozinha para abordar aspectos do trabalho em equipe e cooperação no dia-a-dia de trabalho dos voluntários.

    Começamos nossas atividades pela manhã no Instituto Europeu, que foi sede para nossas atividades de cozinha e de diálogo com os participantes. Antes de colocarmos a mão na massa, fizemos uma roda de conversa sobre os objetivos do dia, já propondo aos participantes que refletissem sobre a relação que nutrem com o ato de comer.

    Ao finalizarmos o preparo e a montagem das marmitas, rumamos, com um transporte fretado, para a 29 de Março, na região do CIC (Cidade Industrial de Curitiba). Lá, contamos com o apoio da líder local, Juliana, para organizar a distribuição das 370 marmitas aos moradores da comunidade. Para encerrar o dia, propusemos uma caminhada pela comunidade, para que os participantes pudessem ter um contato mais próximo com a realidade de vulnerabilidade que muitos brasileiros enfrentam diariamente.

    Assista ao vídeo case


  • 11 jul 2023

    Tate&Lyle

    Voluntariado

    Nossa atividade com a Tate&Lyle em julho de 2023 representou mais um capítulo dessa parceria institucional que já dura desde 2020. A atividade contou com a presença de 20 voluntários da Tate, alguns dos quais já recorrentes em nossas atividades, e teve como foco o preparo de refeições para a distribuição na comunidade da Nova Dorotéia (zona sul de São Paulo) e seu entorno.

    A atividade, porém, teve início antes mesmo do dia de cozinharmos. Com alguns dias de antecedência, realizamos um encontro virtual com os participantes inscritos para uma “pré-ação”. Acreditamos que esse momento prévio à atividade prática é essencial para explicarmos nossas motivações, nosso objetivo para atividade e para sanarmos eventuais dúvidas sobre como o dia de atividades transcorrerá.

    Em 11 de julho, dia que de fato fomos a campo trabalhar em conjunto, nosso dia se iniciou com um encontro na sede da Tate, com nossa equipe recebendo os voluntários para irmos juntos, com um transporte fretado, para o local da atividade.

    O local escolhido para cozinharmos foi o CEU Alvarenga, um espaço público administrado pela prefeitura de São Paulo e que conta com uma cozinha ideal para o preparo das refeições que propomos aos nossos voluntários. O cardápio escolhido foi de arroz, lentilha e legumes refogados. É importante salientar que todos os legumes utilizados na nossa receita foram conseguidos pelo nosso programa Logística do Bem que, semanalmente, atende a comunidade da Nova Dorotéia.

    Dentro da cozinha, nos dividimos entre lavar legumes, descascá-los, picá-los e, então, cozinhá-los. Enquanto os ingredientes estavam nas panelas e cozinhando, propomos, então, um momento de diálogo e reflexão sobre a alimentação em si. Aos voluntários, foram feitas perguntas para que eles trouxessem quais sentimentos envolvem o ato de comer para cada um deles. Essa reflexão também já foi proposta para membros das comunidades beneficiadas pelos nossos programas, e foi impactante perceber os diferentes sentimentos que o “comer” pode despertar em alguém quando se há uma abundancia ou falta de comida.

    Com as comidas já prontas, fizemos uma pausa para almoçarmos juntos, aproveitando o momento para abordar o conceito de comensalidade, que representa a importância biológica do ritual de compartilhar refeições com outras pessoas. Após mais um breve momento de troca de reflexões e sentimentos acerca do tema, montamos 192 marmitas, que foram transportadas para a comunidade e entregues para os moradores pelos colaboradores da Tate.

    Encerramos o dia retornando para a sede da Tate, fisicamente cansados, porém, com a sensação de termos contribuído, juntos, por levar um momento de felicidade e muito saboroso para os moradores da Nova Dorotéia.

    Assista ao vídeo case


  • ParkShopping Barigüi

    Voluntariado

    Essa parceria com o ParkShoppingBarigüi foi a realização de um grande sonho para nós. O evento foi uma ação de marketing social, em que o PKB patrocinou uma ação social do GoodTruck em nome do projeto Multiplique o Bem, da Multiplan. Convidamos 12 influenciadores digitais para participarem de uma imersão em voluntariado, e o resultado foi incrível. Esse foi um dos primeiros eventos de 2020, e para nós foi a melhor forma possível de dar boas vindas ao novo ano.

    Recebemos nossos convidados no centro de eventos do PKB, o ParkCultural, para uma manhã cheia de aprendizados e insights. Nossa fundadora e facilitadora Gabrielle Mahamud aplicou várias atividades e dinâmicas para que o grupo pudesse fazer reflexões sobre privilégios, desigualdade, consumo consciente e sustentabilidade. Tanto o PKB como os influenciadores fizeram uma cobertura completa de tudo que aconteceu ao longo do dia, para disseminarmos essas informações a todo o público que os acompanha via redes sociais.

    O período da tarde foi repleto de risadas e diversão. Montamos uma cozinha especialmente para esse evento, e todos os voluntários colocaram a mão na massa (literalmente). Utilizando apenas insumos que foram resgatados do banco de alimentos do CEASA e doações de indústrias parceiras, esse time produziu mais de 250 pratos deliciosos de gnocchi de batata com molho de tomate, arroz, mix de vegetais e salada!

    Para completar o dia, fomos até a comunidade Nova Primavera - que fica próxima ao shopping - e fizemos a distribuição dos pratos. Como estávamos em janeiro e na véspera da volta às aulas, levamos também doações de dezenas de kits de materiais escolares e distribuímos para as crianças! Esse foi um dia super especial e inesquecível para todos nós. Confira:

    Assista ao vídeo case


  • Celesc

    Voluntariado

    Nosso primeiro evento de voluntariado corporativo fora do Paraná e com empresa pública! A ação com a CELESC (empresa responsável pela comercialização e distribuição de energia elétrica em Santa Catarina), foi pra lá de especial. O time de voluntários foi constituído pelos 15 colaboradores da área de atendimento da sede Joinville, e tudo aconteceu em meio a um clima de muita união e colaboração.

    Nos encontramos na sede da CELESC e o período da manhã inteiro foi dedicado à aplicação da nossa metodologia - dinâmicas, conversas e atividades mão na massa. Dessa vez, planejamos a facilitação para atendermos as necessidades específicas solicitadas por eles, incluindo conceitos sobre relações interpessoais saudáveis e a construção de um bom ambiente de trabalho além das já tradicionais questões de desigualdade social, sustentabilidade e empatia.

    No período da tarde, fomos até a cozinha da UNISOCIESC e preparamos refeições deliciosas usando como base ingredientes que foram recolhidos do excedente de supermercados e feiras locais, e que apesar de estarem em perfeitas condições de consumo, estavam prontos para ir para o lixo. Foi uma tarde divertida, marcante e cheia de aprendizados.

    Na terceira e última etapa do evento, o time levou cerca de 130 refeições para distribuir para algumas famílias que vivem numa zona periférica de Joinville, e para isso contamos com o apoio de moradores locais, que nos ajudaram na condução desse processo. Mais do que apenas a entrega de marmitas, esse momento foi também de muitas conversas significativas entre voluntários e moradores, proporcionando um momento bastante emocionante para todos os envolvidos. No vídeo abaixo você pode ver alguns dos momentos mais incríveis dessa ação e também o depoimento de alguns voluntários:

    Assista ao vídeo case


  • Grupo Boticário – Time Perfumaria

    Voluntariado

    Esse com certeza foi um dos eventos que mais marcaram a nossa história. Nosso objetivo era de promover uma ação social de final de ano para celebrar os objetivos e sonhos realizados do time de perfumaria do Grupo Boticário ao longo de 2019. O grupo é composto por 47 colaboradores, entre auxiliares e pesquisadores, que cuidam das fragrâncias, embalagens, projetos e tudo que envolve a perfumaria do Grupo. A parte mais especial é que foi nosso único evento de voluntariado corporativo envolvendo crianças até hoje.

    Recepcionamos os voluntários pela manhã com um delicioso lanche servido no centro de eventos do Hotel Slaviero Essential, onde começamos nossa sequência de atividades, facilitações e conversas sobre as problemáticas de desigualdade, vulnerabilidade social e sustentabilidade. Foi uma manhã bastante produtiva e cheia de insights! Esse momento de sensibilização é super importante, pois é nele que plantamos as sementinhas da mudança no coração dos participantes e os estimulamos a saírem daquele evento dispostos a fazer mais pelo mundo em que vivemos.

    Após o almoço, levamos eles até o Lar Mãe Maria, em São José dos Pinhais - PR, onde cerca de 50 bebês, crianças e adolescentes vivem sob a tutela temporária do Lar. Foi uma tarde muito divertida e especial! Os voluntários se dividiram em 2 grupos que ficavam se alternando. Um deles fazia brincadeiras e jogos com as crianças, no ginásio de esportes que o espaço oferece, e o outro grupo ficava na cozinha preparando um lanche incrível que foi servido no final da tarde - com direito a pizza, empadão, quibe e salada de frutas. Um detalhe: as crianças também participaram desse momento na cozinha e colocaram a mão na massa junto! Tudo aconteceu sob a supervisão da nossa equipe.

    Ao final desse dia cheio de energia e repleto de brincadeiras e oficinas gastronômicas, todos desfrutaram do lanche compartilhado e seguiram para o momento mais especial de todos: a entrega dos presentes, afinal, o Natal estava próximo! O time de perfumaria comprou um presente para cada criança residente do Lar, e também providenciaram fantasias de Papai e Mamãe Noel. E foi assim, com chave de ouro, que encerramos esse momento tão marcante. Confira os melhores momentos:

    Assista ao vídeo case


  • Grupo Boticário – Time Make

    Voluntariado

    A ação de voluntariado com o time de Make do Grupo Boticário foi linda, emocionante e inesquecível. Pensamos no evento para que fosse a celebração e o fechamento do ano de 2019, afinal, foi a última atividade oficial que a equipe realizou fora do ambiente de trabalho. Ao todo, participaram 45 colaboradores, entre farmacêuticos e engenheiros químicos, todos responsáveis pelo desenvolvimento das linhas de maquiagem do Grupo Boticário.

    Nossa manhã começou dentro da própria sede do Grupo, para a aplicação da nossa metodologia e realização das atividades mão na massa, facilitações e meditações. Trabalhamos forte questões como empatia e compaixão, e também sensibilizamos o grupo sobre as problemáticas de vulnerabilidade social, desigualdade e desperdício de alimentos. Na parte da tarde, levamos a equipe para o Lar Jesus Maria José, que fica em São José dos Pinhais - PR, para uma sequência de atividades que foi de deixar qualquer olho marejado. Esse Lar abriga mais de 100 idosos que viviam em situação de vulnerabilidade (sofriam maus tratos da família ou acabaram indo morar na rua, por exemplo), que agora têm uma vida muito mais saudável e digna, graças aos cuidados da equipe de cuidadores, médicos e enfermeiros que trabalham lá.

    Nossos voluntários se dividiram em três equipes e desempenharam diferentes funções ao longo dessa tarde pra lá de especial: um time responsável pelas gincanas e brincadeiras, levando música e diversão para os moradores do lar (rolou até bingo!); um time de beleza, que levou produtos do Grupo Boticário e presentearam as moradoras do Lar com um “um dia de princesa”, com direito a maquiagem, unhas feitas e cabelo escovado; e claro, o time da cozinha, que ficou responsável por preparar um delicioso jantar para todos os moradores e equipe de funcionários do Lar.

    Ao final do dia, também entregamos um presente personalizado para cada idoso residente e centenas de doações de itens de higiene e limpeza para a administração do Lar. Tivemos um lindo fechamento com a fala emocionante da fundadora do espaço, Maria José, e voltamos todos para casa com o coração super quentinho e transformado. Dá saudade só de lembrar! Assista os melhores momentos:

    Assista ao vídeo case


  • Grupo Boticário – Time AP+AR

    Trainees 2020

    Nosso primeiro evento para o Grupo Boticário foi um dos mais especiais e marcantes da nossa trajetória. A gerência do time AP+AR (equipe responsável pelas pesquisas e desenvolvimento de produtos e embalagens do O Boticário) quis promover uma ação solidária com e para seus quase 90 colaboradores, com o objetivo de fazer o bem e também de despertar um olhar mais empático e promover uma maior conexão e união da equipe. Essa ação aconteceu no dia 11 de outubro de 2019 e foram mais de 10 horas de imersão.

    A equipe foi recepcionada com um delicioso café da manhã no Hotel Centro Europeu e passaram todo o período matutino em meio à facilitações, dinâmicas e meditações guiadas. É nesse momento que nossa metodologia é aplicada e os participantes começam a questionar seus comportamentos, hábitos de consumo e a forma como interagem com pessoas e contextos diferentes dos seus. Nosso objetivo aí foi tentar estourar bolhas e pré-conceitos formados, praticar a escuta ativa e conscientizar sobre as problemáticas da desigualdade social e desperdício de alimentos.

    Assista ao vídeo case