EN

Equipe de Nutricionistas Voluntárias

4 min.

22 dez 2024

Sustentabilidade

A perda e desperdício de alimentos é uma das questões mais alarmantes enfrentadas no mundo atual. Desde a produção até o consumo, uma quantidade significativa de alimentos se perde ao longo da cadeia alimentar, e de acordo com a instituição Pacto Contra a Fome, o Brasil desperdiça mais de 55 milhões de toneladas anualmente.

Qual a diferença entre perda e desperdício?

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a perda é caracterizada pelo processo de descarte dos alimentos no estágio inicial de sua cadeia de produção, impulsionado por diversos fatores, como problema no plantio, armazenamento e transporte.

Em contrapartida, a organização caracteriza o desperdício como o descarte dos alimentos no final de sua cadeia, com possibilidade de ocorrer na etapa de varejo e/ou consumo final.

Quais as formas de lutar contra esse movimento?

O aproveitamento de alimentos é uma prática essencial para promover a sustentabilidade e reduzir o desperdício. Em um mundo onde milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente, adotar hábitos que maximizem o uso dos ingredientes é uma atitude responsável tanto para o meio ambiente quanto para a economia doméstica.

A recuperação e redistribuição de alimentos surge como uma medida no combate à fome. Esse processo não apenas ajuda a minimizar o desperdício, mas também garante que os alimentos excedentes cheguem a quem realmente precisa” – Renata Gonçalves, diretora do GoodTruck Brasil

Aproveite os alimentos de forma integral

Muitas partes dos alimentos que são geralmente descartadas, como cascas, talos e sementes, possuem alto valor nutritivo e podem ser aproveitadas de diversas maneiras. Por exemplo, cascas de frutas podem ser transformadas em doces ou chás, e talos de vegetais podem ser usados em sopas ou caldos. Além disso, planejar as refeições e armazenar adequadamente os alimentos são práticas simples que ajudam a reduzir o desperdício.

Criatividade na cozinha

Aproveitar integralmente os alimentos também estimula a criatividade na cozinha. Ao explorar diferentes formas de preparar um mesmo ingrediente, é possível descobrir novos sabores e texturas. Resgatar receitas tradicionais que utilizam todo o alimento ou inovar com pratos sustentáveis são formas de valorizar o que a natureza nos oferece. Confira algumas receitas em um de nossos blogs.

Congele as sobras da refeição

É muito comum que ao finalizar uma das refeições, nos deparemos com sobras dos pratos feitos, e ao invés de descartar tais alimentos, congele-os para costumar em outro momento. Para realizar da forma correta, pesquise a forma de congelar o alimento desejado.

Se una ao nosso trabalho

O GoodTruck tem como objetivo lutar contra a fome e desperdício de alimentos no Brasil, e por isso,  o Logística do Bem (LOG do Bem) foi criado. A fim de combater o desperdício alimentar, recolhemos hortifrutis não vendidos e alimentos industrializados que estão próximos da data de vencimento, de supermercados e distribuidores parceiros. Em seguida, há a distribuição de kits para moradores que sofrem com algum tipo de insegurança alimentar, em comunidades vulnerabilizadas. Além disso, há a elaboração de oficinas sobre alimentação saudável, nutrição e saúde. No geral, já foram mais de 760 toneladas de alimentos doados, sendo mais de 700 toneladas de alimentos resgatados que não conseguiram ser vendidos e que perderam seu valor de mercado.

Para saber mais, acompanhe nosso trabalho nas redes sociais.

Este conteúdo foi desenvolvido pela Nutricionista Voluntária Sarah Polezi.

Referências:

  1. PACTO CONTRA A FOME (org.). Desperdício de alimentos no Brasil: saiba suas causas e impactos. 2024. Disponível em: https://pactocontrafome.org/2024/08/21/desperdicio-de-alimentos/.
  2. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (org.). Perdas e Desperdício de Alimentos. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/perdas-e-desperdicio-de-alimentos#:~:text=As%20perdas%20de%20alimentos%20est%C3%A3o,etapas%20de%20varejo%20e%20consumo..
  3. SABOR NA REDE. Aproveitamento integral de alimentos. Florianópolis: PMF, 2010. Volume II. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/17_08_2010_10.07.02.b0b905843dd510f8ac5f784860ff5809.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.